Um novo sorriso pode melhorar a sua saúde

Ter uma vida saudável vai além dos cuidados com o corpo. Nos últimos tempos, a estética bucal ganhou espaço, já que interfere diretamente na saúde e na autoestima. Com o avanço tecnológico e evolução dos materiais dentários, o mercado dispõe de diferentes tipos de tratamentos e para que você compreenda melhor as diferenças, os especialistas Dr. Fabrício Madrona (dentista), especialista em Estética Bucal. e William do Amaral ( protético), esclarecem algumas questões.

Revista Difalux: Atualmente fala-se muito em estética bucal, o que esse segmento oferece?

Dr. Fabrício: Com o objetivo de devolver um sorriso perfeito para o paciente essa área da Odontologia é a que mais cresce atualmente. Envolve integração entre diferentes profissionais na busca pela harmonia e eficiência do sistema mastigatório e tem por finalidade transformar o sorriso.

Resumindo, é o tratamento que cuida, de uma forma eficiente, da aparência bucal, do rosto e atua também na relação intermaxilar.

Revista Difalux: O que é necessário para se tornar um especialista nessa área?

Dr. Fabrício: Cursos de especialização, aperfeiçoamentos e imersões.

Revista Difalux: Quais as principais diferenças entre a estética bucal e o tratamento dental tradicional?

Dr. Fabrício: O tratamento tradicional visa somente a saúde bucal do ponto de vista fisiológico. A estética bucal harmoniza sorriso e face. Hoje em dia é muito mais comum que as pessoas procurem o dentista querendo melhorar a estética bucal do que por motivos dolorosos.

Revista Difalux: Quais tratamentos fazem parte da estética bucal, fale um pouco sobre eles..

Dr. Fabrício: Com a finalidade de melhorar ou reestabelecer a forma e função dos dentes podemos citar facetas ou fragmentos de porcelana e lentes de contato. As facetas exigem um desgaste maior da estrutura dental do que as lentes. Os fragmentos são apenas cimentados sem desgaste. O clareamento dental tem por finalidade melhorar a cor dos elementos. Pode também ser associado ao tratamento com lentes de contato para melhor resultado estético.

O clareamento dental tem por finalidade melhorar a cor dos elementos. Pode também ser associado ao tratamento com lentes de contato para melhor resultado estético.

Revista Difalux: O paciente pode escolher o tratamento ou o especialista que analisará qual se enquadramelhor para a situação?

Dr. Fabrício: O especialista conduzirá o tratamento adequado para cada situação. Nem todo caso se consegue resolver com lentes de contato (minimamente invasivas). O profissional pode utilizar a técnica do visagismo que aperfeiçoa a imagem pessoal, alinhando os dentes, alterando as curvas do sorriso, o formato do rosto, tipo e tamanho da gengiva, entre outros. Muitas pessoas procuram esse tratamento objetivando melhorar sua imagem e autoestima, seja para o sucesso da vida profissional ou pessoal. Os benefícios que o visagismo odontológico proporcionam consistem na melhora da aparência física, harmonizando o formato do rosto ao sorriso.

Revista Difalux: Uma vez escolhido o tratamento qual o próximo passo?

Dr. Fabrício: Todo tratamento estético deve ser precedido de uma rigorosa análise por um profissional capacitado para que efetuar um tratamento personalizado. É feito o planejamento e a construção de um enceramento diagnóstico. A partir disso é confeccionado mock up (resina provisória) para que o paciente possa aprovar o design do novo sorriso. Após a aprovação é executado o tratamento propriamente dito.

Revista Difalux: O especialista em próteses tem grande importância no processo. Conte sobre a atuação.

William do Amaral: Eu diria que até muito mais que os dentistas de outras áreas, pois a intimidade como uso dos materiais, a destreza no preparo dos dentes, o conhecimento da oclusão funcional do sistema mastigatório e o senso estético exigidos de um protesista corroboram para a execução de um trabalho perfeito. O alinhamento entre o dentista e o técnico que irá confeccionar essa peça também é muito importante para o sucesso do trabalho.

Revista Difalux: Quais os tipos de materiais que são utilizados em cada procedimento?

William do Amaral: Entre o preparo do dente para receber a peça, a moldagem, confecção e cimentação muitos são os materiais empregados. A escolha está relacionada a particularidade de cada caso.

As lentes de contato por exemplo podem ser feitas de cerâmica (e-max).

Revista Difalux: Estes materiais são importados ou nacionais?

William do Amaral: Muita pesquisa é investida na área de materiais odontológicos desenvolvendo técnicas e tecnologias cada vez melhores. Hoje os materiais possuem extrema resistência, proporcionando assim tratamentos minimamente invasivos que aliados a técnica são capazes de fazer verdadeiras transformações no sorriso. A cerâmica utilizada em laboratórios de prótese de alto nível é importada, pois apresentam melhor acabamento, polimento, entre outros.

Revista Difalux: Supondo que quero colocar lentes de contato, uma vez solicitada, quais serão os próximos passos?

William: O tratamento envolve uma etapa laboratorial que deve ser realizada por um técnico em prótese dentária. É muito importante a integração dos profissionais envolvidos para que possamos atingir uma excelência em estética.

Revista Difalux: Considerações finais

Dr. Fabrício: A estética bucal não se trata apenas de elevar a autoestima produzindo um sorriso harmônico ao rosto do paciente. Essa área tem também importante papel na melhora da funcionalidade da dentição. Não podemos esquecer que função e a estética caminham juntas. É comum um problema funcional provocar uma consequência estética e vice-versa.

Por: Alexandre Bento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *