Skate emagrece e proporciona bem-estar

O skate surgiu na Califórnia no final dos anos 1950. Devido à falta de ondas, os surfistas locais acabaram pegando rodas e eixos e colocando em pranchas de madeira, assim, quando o mar não estava adequado à prática do surf, tentavam realizar as manobras e surfavam em suas pranchas com rodinhas.

Modalidades do skate

O skate atual conta com diversas modalidades como skate street, skateparks, vertical (half pipe e bowl), mega rampa e downhill, e o mais interessante é que também pode ser praticado em locais públicos, ou seja, sem a necessidade de locais especializados, como praças, parques ou simplesmente ser usado como veículo de locomoção. Em São Paulo, alguns lugares são bem procurados para a prática do skate, como o Parque Ibirapuera, o Parque do Carmo e o Museu do Ipiranga.

A prática do skate emagrece

Chegamos a pergunta que não quer calar. Independente de como você encara o carrinho, para lazer, profissionalmente ou estilo de vida, o skate pode ser um grande aliado do emagrecimento. De acordo com especialistas, o MET (Equivalente Metabólico da Tarefa) da prática do skate é de 5,0, sendo assim, vamos dar um exemplo prático: Quanto será o gasto calórico de uma pessoa com 80kg que pratica skate?

Cálculo: MET 5,0 x Peso corporal 80kg x Tempo de execução 1 hora = 400 calorias

É importante salientar que outros fatores interferem no emagrecimento, como tempo de atividade, roupa utilizada, clima, individualidade metabólica, entre outros. Se o seu objetivo é emagrecer, é de imensa importância aliar a prática do esporte a reeducação alimentar.

Skate promove saúde e bem-estar

A prática do skate promove bem-estar físico e mental, entre alguns benefícios da prática podemos citar melhora do tônus muscular, estabilidade ligamentar, melhora da consciência corporal, desenvolvimento do equilíbrio e aumento da autoestima.

Existe idade ideal para andar de skate?

Atualmente o skate é praticado por crianças e adultos entre 3 e 60 anos. Não existe limite de idade para a prática do skate, mas alguns cuidados devem ser tomados como:

Utilização de equipamentos de segurança.

Procurar sempre locais apropriados para a prática da modalidade.

No caso das crianças, existem escolas especializadas para inicialização do esporte.

Adultos devem procurar um médico para a realização de exames periódicos e depois começar, devagar, a se adaptar à modalidade.

Para saber mais sobre a prática do skate, acesse o site da Confederação Brasileira de Skate (CBSK).

* Bento Personal é formado em educação física, com mais de 27 anos de experiência em treinamento de atletas. Formou 15 campeões brasileiros, 2 tricampeões e 1 bicampeão de kung fu.