Você sabe o que é Wushu Moderno?

O Wushu é mundialmente conhecido como Kung Fu, é uma das mais fortes expressões da cultura chinesa. Sua originalidade, peculiaridade técnica, habilidade física e eficiência marcial fazem do Wushu uma arte marcial única, que ao longo da sua história vem conquistando cada vez mais adeptos. Aqui no Brasil e no mundo, o Wushu é praticado por crianças, jovens, adultos e idosos.

O significado do termo Wushu

O significado do termo WuShu é tão profundo quanto a cultura chinesa. O termo Wu é formado por 2 caracteres: o 1 Chy significa parar, sua origem está associada a uma pegada de um homem supostamente parado, estampada num caco de jarro de aproximadamente 3200 anos. O 2 Ge tem um formato parecido com um machado, umas das armas mais utilizadas na China antiga. Já o caractere Shu significa Arte. Para o povo chinês, o Wushu significa a ação contra a violência, seja física ou verbal.

O Wushu Moderno

Em 1950, o então presidente Mao solicitou a alguns mestres de artes marciais chinesas que utilizassem a arte marcial tradicional como base para a criação de um novo esporte que despertasse o interesse da sociedade chinesa moderna, surgiu então o Wushu Moderno.

Técnicas de Competição do Wushu Moderno

As técnicas de Wushu Moderno são tão belas e exuberantes que são constantemente utilizadas em grandes produções do cinema internacional como: O Tigre e o Dragão, Herói e Wushu – o Filme, entre outros. Entre os seus maiores expoentes está o ator e campeão chinês de Wushu Jet Li [Os Mercenários, Máquina Mortífera 4, Herói e A Jornada].

Basicamente o Wushu é dividido em 2 categorias principais: As Rotinas Compulsórias e o Sanshou:

Rotinas Compulsórias: nesta categoria o atleta executa uma sequência de movimentos [parecido com a ginástica olímpica] em que são avaliados itens como grau de dificuldade, execução técnica, qualidade de movimentos e performance.

As rotinas de Wushu são divididas em: masculino e feminino.

• Changquan “Punho Longo”
• Daoshu “Facão”
• Gunshu “Bastão”
• Jianshu “Espada”
• Qiangshu “lança”
• Nanquan “Punho do Sul”
• Nandao “Facão do Sul”
• Nangun “Bastão do Sul”

Conjunto de Rotinas padrão IWUF (International Wushu Federation) e CBKW (Confederação Brasileira de Kung Fu/Wushu)

Sanshou: é o termo utilizado para representar a luta do Wushu. No Sanshou é obrigatório a utilização de equipamentos como luvas de boxe, protetor genital, protetor de torax, protetor bucal e capacete, tudo para manter a integridade física do atleta. No sanshou são utilizados diversos golpes, como chutes, rasteiras e técnicas para derrubar e submeter o adversário. Cada golpe tem uma pontuação definida, ganha quem definir a luta por nocaute ou terminar com o maior número de pontos.

Wushu moderno e qualidade de vida

Apesar do Wushu ser um esporte de alto rendimento, também pode ser praticado para melhorar a saúde e o bem-estar, para defesa pessoal ou estilo de vida. Aliado a uma alimentação saudável, o Wushu é um grande auxiliador no processo de emagrecimento, pois seus treinamentos são de alto gasto calórico.
O Met (Equivalente Metabólico da Tarefa) do Wushu é 10. Considerando uma pessoa adulta com 90 kilos, o gasto calórico seria de: 10 (met) x 90 (peso corporal) x 1 (tempo de atividade em horas) = 900 calorias queimadas em 1 hora de atividade. No entanto, é importante lembrar que esse valor depende do peso e da duração da atividade.
Para obter mais informações, acesse: http://www.iwuf.org e www.cbkw.org.br.

*Alexandre Bento é formado em educação física pela Fefisa, diretor e personal trainer da empresa Alexandre Bento Personal Trainer & Assessoria e tem 27 anos de experiência em treinamento de atletas. Formou 15 campeões brasileiros, 2 tricampeões e 1 bicampeão de kung fu.