A importância da liderança

Atualmente estamos vivendo em um mundo diferente, incomum, com incertezas, adaptações, insegurança, novas tarefas, novos desafios e tivemos do dia para a noite que nos adaptar a uma nova realidade.

Estamos vivendo numa fase que não temos referência, precisamos nos reinventar e aprender a cada dia, sem saber ao certo se estamos indo bem ou não, porque os resultados só virão depois da fase que estamos passando.

Por tudo isso, a importância do papel do líder, o seu trabalho, é ainda mais desafiador, porque precisa manter a equipe focada, produzindo, administrando o tempo do trabalho, o tempo das tarefas de casa, gerando os resultados e dando continuidade às ações para o atingir as metas.

Renato Terra

As metas foram alteradas porque diante do nosso cenário, se fez necessário rever todo o planejamento de 2020, foram criadas as novas metas contando com as mudanças de tudo que está acontecendo no mundo e precisamos entregar os resultados.

Sem uma boa liderança o resultado pode até chegar, mas de uma forma muito mais demorada, sacrificada e com desistência de alguns, que se perderam no caminho devido à falta de estímulo de uma boa liderança.

Vale citar o exemplo de liderança do Brasil no combate a Covid19, não há uma liderança forte, não há um direcionamento único, não há uma frase “estamos juntos” e isso faz com que a passagem por essa fase se torne muito mais complexa e desastrosa.

Se tivéssemos uma boa liderança, estaríamos muito melhores no combate à essa pandemia, e por outro lado, a falta de uma boa liderança pode fazer um grande estrago.

O líder é quem comanda, aponta, comunica a direção e está junto na estrada, mesmo sem mapa na mão às vezes, mas está junto, engajando, encorajando, motivando, monitorando, dando as parciais dos resultados e escutando com humildade a opinião do grupo, mudando as diretrizes quando necessário para alcançar as metas.

Leia também:
6 dicas de como se posicionar no Mercado de Trabalho
Auto Desenvolvimento em Tempos de Quarentena.

O líder precisa ser acessível, os liderados precisam sentir que podem contar com esse líder, podem confiar e, em tempo de home office, o liderado precisa muito da atenção do líder, por isso, liderar dá trabalho, precisa de tempo e dedicação.

Lidere, preste atenção nas suas ações, caminhe junto com os seus liderados que logo logo tudo isso vai passar e no final, as coisas boas que você fez serão lembradas.

“ Liderança é apontar uma direção. É empoderar e ajudar pessoas, por meio de uma estratégia efetiva, à realizar sonhos com energia e velocidade. Em seu sentido mais básico, liderança é mobilizar um grupo à saltar rumo a um futuro melhor”. – John P. Kotter, no livro “Accelerate: Building Strategic Agility for a Faster-Moving World”

Por: Renato Terra
Renato Terra é coach e membro da Remar Coach, empresa de treinamento e direcionamento de carreira.